Publicado por: geovankubalc | 15 de Junho de 2010

Alerta Vermelho

Cuidado! Parece ser uma epidemia. Andando pelas ruas, encontramos facilmente pessoas contagiadas pelo vírus. Não se transmite entrando em contato com a pessoa doente. Mesmo assim, temos que estar atentos. Os sintomas são fortes: desesperação, falta de amor, tristeza, desassossego, pessimismo, reclamações…

Este vírus é o egoísmo. Ele nos leva ao afastamento de Deus.

O mundo de hoje nos ensina que, se quisermos ser felizes, temos que ter um carro novo, o último modelo de celular e um I Pod para escutar músicas o dia todo. É desagradável ver como as pessoas se matam trabalhando todo o mês, para comprar algo que lhes dará uma satisfação passageira. Isso é o que aprendemos hoje: consumismo. É somente pensar em como satisfazer os nossos desejos e viver toda a vida em torno a isso. Vivemos uma era egocêntrica em que a sociedade nos ensina que quem tem mais é mais feliz.

A prática das obras de misericórdia são muito recomendáveis para quem deseja sair desse círculo vicioso (Catecismo da Igreja Católica, 2447). Estas obras nos fazem sairmos de nós mesmos e procurar ajudar os nossos irmãos mais necessitados. O “orgulho e o egoísmo constituem obstáculos para o estabelecimento de sociedades verdadeiramente fraternas. Esses comportamentos só podem cessar com a caridade, que vê em cada homem um próximo, um irmão.” (CIC, 1931)

Quem vive a caridade, vive feliz; porque além de dar amor aos outros, recebe ao mesmo tempo uma mostra de gratidão e o Amor infinito de Deus.

Jesus, no Evangelho, nos ensinou pessoalmente como devemos amar os nossos irmãos e viver a caridade com eles: “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado” (Mt 22, 39). Ele nunca cessou de amar. Procurava sempre ajudar os outros, chegando ao ponto de se esquecer por completo de si mesmo.

Estar sempre atento às necessidades espirituais e materiais dos meus irmãos é a melhor arma para combater o vírus do egoísmo.

Vença o mal com o bem!


Responses

  1. Boa Noite A paz,que alegria encontrar este site irmãos,
    sou estudante de teologia e estou nas prova finas.
    vai me ajudar e muito,pois só estou começando.
    abçs.fiquem sempre com nosso Deus.
    Há nota (10) p/ vcs.


Categorias

%d bloggers like this: