Publicado por: jmaurojr | 15 de Abril de 2010

Vamos ler a Bíblia?

A Bíblia, é sabemos, um dos fundamentos da nossa fé, e é muito importante que estejamos sempre buscando mais e mais nos aprofundar e estudar.

No entanto há várias maneiras para estudar a Bíblia,

Pesquisando sobre métodos para ler a Bíblia, relembrei o método criado pelo Monsenhor Jonas Abib, chamado e conhecido como “A Bíblia no meu dia-a-dia“.

Segue um resumo do método,

A) Regras de Ouro:

1) Leia a Bíblia todos os dias;
2) Tenha uma hora marcada para a leitura;
3) Marque a duração;
4) Escolha um bom lugar;
5) Lápis e papel na mão; (No caso deste forum, o computador)
6) Em espírito de oração.

B) Esquema do Diário Espiritual:

A cada dia anotamos no nosso caderno espiritual a data e o capítulo que será meditado. A Seguir vamos respondendo a cada uma das 5 perguntas seguintes, sendo que as 3 primeiras geralmente
encontraremos no próprio texto bíblico, transcrevendo-a para o caderno (o texto e o número do versículo) e as 2 últimas podem ser de cunho mais pessoal, resultado da nossa meditação sobre o que Deus está falando para nós hoje e sobre o meu compromisso de aplicação da Palavra de Deus na minha vida. As vezes o capítulo não oferece claramente respostas às 3 primeiras perguntas: então responderemos com nossas próprias palavras, conforme a oração nos inspira.

1) Promessas de Deus: Ex.: 1Jo 1,9 “Se reconhecermos…”
2) Ordens de Deus: Ex.: 1Jo 2,15 “Não ameis o mundo…”
3) Princípios Eternos: Ex.: 1Jo 1,5 “Deus é luz…”
4) Mensagem de Deus para mim hoje: (Pessoal)
5) Como posso aplicar isso em minha vida? (Pessoal)

C) Plano de Leitura do Novo Testamento:

Há uma sequência, partindo do nível de facilidade de leitura, que torna a leitura progressivamente frutuosa. Alguns textos serão lidos mais de uma vez… Não tenha pressa…
1Jo(2x), Jo, Mc, Gl, Ef, Fil, Cl, 1 e 2Ts, 1 e 2Tm, Tt, Fm, Lc, At, Rm, Mt, 1 e 2Cor, Hb, Tg,
1 e 2 Pd, 2 e 3Jo, Jd, Ap, 1Jo(+1x), Jo(+1x).

D) Plano de Leitura do Antigo Testamento – Cronológico

Há uma disposição mais cronológica dos texto; o livro de Isaías foi dividido em 3 momentos.
Gn, Ex, Nm, Js, Jz, 1 e 2Sm, 1 e 2Rs, Am, Os, Is(1-39), Mq, Na, Sf, Hab, Jer, Lm, Ez, Ab, Is(40-55), 1 e 2Cr, Es, Ne, Ag, Zc, Is(56-66), Ml, Jl, Jn, Rt, Tb, Jd, Est, Pv, Eclo, Ct, Jó, Ecle, 1 e 2Mc, Br, Dn, Sb, Lv, Dt.

O livro dos Salmos não entra nesta divisão porque deve ser lido tranquilamente, durante todo o tempo… a cada dia um salmo para acompanhar a leitura orante. Não tenha pressa; lendo fielmente 1 capítulo todos os dias, em cerca de 3 anos você percorrerá toda a Bíblia… mas o caminho terá apenas começado pois a Palavra de Deus sempre se renova e nos fala a cada dia de uma maneira nova. Quando terminar você vai estar tão familiarizado com a Bíblia que vai recomeçar o estudo. Quanto mais lemos e oramos com a Palavra de Deus, mais facilmente sentimos a sua influência na nossa vida… um versículo, um conselho, uma palavra certa na hora certa… tudo nos virá à memória sem esforço.


Responses

  1. Paz e bem
    Quem sou eu para questionar o monsenhor jonas, este santo , este verdadeiro profeta..
    Mas quero parabenizar a vcs q sempre veem com um assunto maravilhoso e cada dia melhor q o outro, parabens meus qridos pela evangelizaçao de vcs, é de filhos de Deus assim q o mundo precisa..
    Bendigo a Deus por ter um dia conhecido vcs na net, bendigo a Deus pelo dom da vida de cada um de vcs q fazem este site, q vcs perseverem sempre, nao é facil, nada é facil, mas precisamos ser fortes, precisamos nos unir mas a Deus, mas intimidades, mas confiança , e lendo a palavra agente encontra tudo isso..
    Deus seja louvado por este maravilhoso site!!!
    bjos em vcs garotos e garotas

    • Obrigado Edvânia!!

      Toda honra e glória sejam dadas ao Cristo, porque sem Ele nada poderíamos fazer!!

      Continue conosco!!

    • A Bíblia é o livro mais editado em todo o mundo e está a ser constantemente traduzida para linguas e dialetos para nós até mesmo impensáveis. Não é para menos, ela contém a palavra do Criador, a palavra do Salvador e através da Sua leitura encontramos todos os meios para receber, no meio de nós, o Consolador. Ela reflete Deus e ouso dizer como Santo Agostinho: – tarde te amei, tarde te amei ó beleza tão antiga e tão nova…
      … e inquieto está meu coração enquanto não repousar em ti.


Categorias

%d bloggers like this: