Publicado por: geovankubalc | 11 de Março de 2010

Três mal entendidos sobre Maria: Ela nos afasta de Cristo (parte III)

gkuba@legionaries.org

Confiram também:

Parte 1: Três mal entendidos sobre Maria: adoração a Maria

Parte 2: Três mal entendidos sobre Maria: Santa pelos seus próprios méritos

Quantas vezes temos visto alguma mãe reprimindo ao seu filho por ter feito algo de bom?

Uma mãe normalmente repreende a um filho quando faz algo de ruim. Mas se faz algo de bom além de estar orgulhosa o anima para que siga fazendo bem seus afazeres.

Do mesmo modo podemos pensar em Maria. Quando Ela via que Jesus fazia milagres e que curava as pessoas seguramente estaria contente e orgulhosa de Seu filho. Podemos ver em uma passagem do Evangelho que claramente Maria incentivou a Cristo a fazer o bem: “eles já não têm mais vinho.” (Jo 2, 3)

Outro dos ataques que algumas pessoas fazem a Igreja Católica é que ao venerar a Nossa Senhora Ela nos afasta e nos impede de amar mais a Cristo. Esta critica na verdade não tem muito entendimento de um sentimento maternal. Não há mãe nesse mundo que ao ver um filho no caminho da santidade queira afastar-lo de seguir fazendo o bem. Se existe uma mãe assim ela verdadeiramente não ama seu filho.

No entanto, bem conhecemos como Maria amava a Cristo. Em Sua vida não existia outra coisa que viver para Ele. Onde quer que Cristo fosse sua Mãe ali estaria, e a encontraremos até mesmo ao pé da Cruz. (Jo 19, 25)

Este mal entendido de que Maria nos afasta de Cristo não vem de uma reflexão profunda da nossa fé Católica. Se analisarmos um pouco encontraremos muitas pessoas e santos que chegaram ao céu graças as orações e intercessões de Nossa Senhora. Podemos dizer, assim, que a Virgem Maria ao contrario de levar-nos longe de Cristo, a devoção a Ela é uma segurança de que estaremos indo ao bom caminho, estaremos indo em direção de Cristo.

Assim, nesses três artigos que temos lido encontramos que não basta somente rezar por rezar. Devemos saber o porquê vivemos estas doutrinas católicas, pois amanhã pode acontecer que necessites ajudar uma pessoa a compreender o porquê se reza a Maria.

Também nós podemos ser como um espelho que transmite o reflexo de Deus.

Vença o mal com o bem!

Advertisements

Responses

  1. Formamos, aqui no interior do Paraná, uma comunidade católica carismática cujo carisma é a evangelização de familias, de todas as classes sociais; também está sob a responsabilidade da comunidade levar a Palavra de Salvação a uma casa para recueração de químico-dependentes e outra casa de apoio e acolhida à pessoas vivendo com hiv/aids. E impressionnte constatar como a intercessão de Maria opera verdadeiros milagres nas vidas de muitas dessas pessoas, e aí nos deparamos com um problema, quase todos atribuem as graças alcançadas à Maria, não compreendem que Ela é nossa mediadora, e que toda graça e milagre vêm do Senhor. E como é difícil esclarecer esses pontos! Vivemos num país e quiçá nun continente de maioria católica, porém, com pouco conhecimento da doutrina católica, a maioria é mariana por devoção, e não raro crê que a Virgem faz milagres. E daí para arrastar multidões às seitas pseudo-cristãs é tarefa muito fácil, bastam alguns versículos para que muitos acreditem que a Mãe de Jesus nada mais é que uma mulher como outra qualquer, sem nenhum mérito por haver concebido e dado a luz ao Salvador. Complicada a tarefa de tentar fazê-las compreender que dentre tantas, Ela foi a escolhida, e por assim ser, é cheia de graça e nos leva até Seu filho e Nosso Senhor Jesus, para que ele nos limpe de nossa sujeira causada pelo pecado para levar-nos até os pés do trono do Deus único, nosso criador.
    Em Maria está toda a graça concedida por Seu filho, e, por ser humilde, a mais humilde das mulheres, é grande aos olhos de Deus. Nela só não existe uma coisa, o orgulho.


Categorias

%d bloggers like this: