Publicado por: jmaurojr | 30 de Janeiro de 2010

Frases Santas

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”

São Tomás de Aquino


Responses

  1. Quando voltamos nossos olhos para trás, no tempo, descobrimos algo óbvio mas o óbvio pode estar escondido àqueles que são mais desatentos:- todos os santos, a começar pelo Santo dos santos trouxeram consigo uma coisa em comum, a humildade. Jesus disse:- “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. São Paulo, quando ainda Saulo, era extremamente orgulhoso por pertencer ao povo eleito e por haver estudado numas das mais respeitadas escolas rabínicas de então, a escola de Hillel Gamaliel, mas a caminho de Damasco caiu do cavalo, literalmente. Foi necessário que ficasse cego para enxergar na face de seus irmãos, a Sagrada Face do Cristo, a quem perseguia de modo violento e do qual tornou-se servo fiel, a ponto de dizer esta frase, que só os humildes podem proferir:-“Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”.
    E a consequencia dessa entrega total e voluntária foi a sua morte, por decapitação. Morreu pela mais nobre causa, por, com, e no seu Senhor e Savador, Jesus de Nazaré. E depois dele muitos outros mártires enfrentaram a morte com serenidade, pois tinham a certeza que a muitos de nós falta, certeza que vinha da humildade em reconhecer que estamos todos, cristãos ou não, sob o senhorio de Jesus. Santo Agostinho, que antes de sua conversão, andava por caminhos que não eram os caminhos do Senhor, depois de converter-se, transformou sua vida num verdadeiro hino de louvor a Deus. Há uma oração sua,que é um verdadeiro convite à humildade e à ousadia, à confiança e ao temor. Em suas “Confissões”, o Bispo de Hipona reza:- ” Sois grande Senhor,e infinitamente digno de ser louvado, é grande o Vosso poder e incomensurável a Vossa sabedoria! O homem, fragmentozinho da criação, quer louvar-Vos; o homem que publica a sua mortalidade, arrastando o testemunho de seu pecado e a prova de que Vós resistis aos soberbos. Todavia, esse homem, particulazinha da criação, deseja louvar-Vos. Vós o incitais a que se deleite nos seus louvores, porque nos criastes para Vós, e o nosso coração vive inquieto,enquanto não repousar em vós.
    Quem sois, portanto, meu Deus?
    Ó Deus tao alto, tão excelente, tão poderoso, tão onipotente, tão misericordioso e tão justo, tão oculto e tão presente, tão formoso e tão forte, estável e imcompreensível. Imutável e tudo mudando,nunca novo e nunca antigo, inovando tudo e cavando a ruína dos soberbos, sem que eles o advirtam; sempre em ação e sempre em repouso,granjeando sem precisão, conduzindo, enchendo e protegendo, criando, nutrindo e aperfeiçoando, buscando, ainda que nada Vos falte.
    Amas sem paixão, ardeis em zelo sem desassossego; vos arrependeis sem ato doloroso; Vos irais e estais calmo; mudais as obras, mas não mudais de resolução; recebeis o que encontrais, sem nunca o ter perdido.
    Nunca estais pobre e vos alegrais com os lucros; jamais avaro e exigis com usura; damo-Vos mais do que pedis, para que sejais nosso devedor; mas quem é que possui coisa alguma que não seja Vossa? Pagais as dívidas, a ninguém devendo; perdoais as dívidas, sem nada perder. Que dizermos nós, meu Deus, minha santa delícia, ou que diz alguém quando fala de Vós?…

    .

  2. Olá gente de DEUS!!!
    O pouco que vi do site adoreiii!!!
    Vou dar mais uma olhadinha detalhada e com
    certeza passarei para todos os meus amigos em Cristo, um grande abç e continuem nesse trabalho maravilhoso que é levar JESUS CRISTO aos quatro cantos do mundo… Parabéns queridos irmãos em CRISTO nosso Senhor!!!

  3. OLÁ AMIGO!
    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG. ESSA MARAVILHOSA FRASE DE SÃO TOMÁS NOS LEVA A REFLETIR SOBRE A VERDADEIRA SABEDORIA QUE SURGE A PARTIR DA HUMILDADE E NÃO DA SUPERIORIDADE!
    QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJAS CONTIGO!

  4. Olá meu irmão, parabéns pelo site, amei … é muito interessante. Gostei muito desta frase de São Tomas, realmente a humildade é esse degrau pra adquirir sabedoria e nós precisamos exercita-la. Deus te abençoe.


Categorias

%d bloggers like this: